The child has one intuitive aim: self development

Aluna do Colégio Prisma tira nota 920 na redação do Enem

Veja abaixo o depoimento da Aluna Alicia Honorato que tirou nota 920 na redação do ENEM 2016.

Gostaria de compartilhar a minha experiência como aluna do Ensino Médio do colégio, especialmente sobre meu desempenho na redação do ENEM. Em 2015, o resultado da minha redação não me deixou nada satisfeita, pois eu estava bastante confiante mas tirei 640 pontos. Provavelmente, a nota mais baixa dentro do meu círculo de amizades.

A frustração me atingiu, principalmente porque eu esperava tirar uma nota maior, acreditava que estava preparada, mas logo no início de 2016, meu último ano na escola, eu percebi que estava errada. No espelho da minha redação corrigida vi clichês aos montes e um repertório extremamente limitado.

Após superar a frustração de um resultado tão aquém do que esperava, decidi que tiraria o máximo de proveito do meu terceiro ano do Ensino Médio. “Devoraria” o material, faria todas as redações que fossem propostas, conversaria com professores sobre qualquer assunto e prestaria o máximo de atenção nas aulas a fim de ampliar o meu repertório para as produções na escola mesmo, já que não era uma leitora exemplar.

Confesso que não fui uma aluna excelente, principalmente no segundo semestre quando já estava exausta. Algumas lições da apostila acumularam e acabei não dando conta de todo conteúdo. No entanto, as redações eu nunca deixei de fazer e, quando tinha a oportunidade de fazê-las em casa, dedicava todo o meu dia aos textos. Buscava autores que já haviam falado sobre o tema, livros pertinentes, filmes que poderiam ser usados como analogia e exemplos do cotidiano. Tudo que eu conseguia “encaixar” no meu texto, encaixava a fim de deixá-lo mais elaborado, e quando não sabia absolutamente o que falar, procurava redações nota 1000 na internet para que pudesse ter um norte para os meus textos, o que me ajudou muito.

Por outro lado, com certeza o que mais me ajudou foram os comentários da minha professora de redação em meus textos. Com as correções, via exatamente onde estavam meus erros, o que eu poderia e deveria mudar, ideias que não haviam ficado claras, parágrafos repetitivos e dispensáveis. Estou certa de que os mecanismos de correção que desenvolvemos em conjunto com a professora durante o ano me ajudaram mais do que qualquer outra coisa.

Quando produzia um texto insatisfatório, minha motivação era fazer um brilhante. Algumas vezes eu conseguia, outras não. Mas até as tentativas serviram de aprendizado. No dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2016, deixei todo o nervosismo de lado, me concentrei no que sabia sobre o tema e simplesmente coloquei no papel. Decidi no momento da prova apagar todas as frustrações com os textos medianos que produzi durante o ano, e focar nas boas produções que tive. Esta atitude fez com que eu tirasse um peso das costas e o texto simplesmente fluiu.

Estou muito feliz com o resultado obtido (920 pontos na redação do ENEM 2016) e ansiosa com o mundo de possibilidades que ele me trará!