História

Nossa história começou em 1984, com a fundação da Escola de Educação Infantil “Xodó da Vovó” localizada na Rua Formosa nº 33 no bairro Vila Yolanda. Iniciamos com 12 alunos e era a única escola particular do bairro e por cinco anos, funcionamos só com a Educação Infantil.

Como as crianças saíram bem formadas da Educação Infantil, os pais mostraram interesse que elas continuassem na escola. Fundamos assim em 1990 o Colégio PRISMA com o 1º grau, hoje Ensino Fundamental I, que gradativamente chegamos a 8ª série (hoje 9º ano). Em 1997 tivemos a 1ª turma de formandos do Colégio.

PRISMA é um sólido geométrico, que tem a propriedade de decompor a luz branca que passa por ele, formando um lindo arco-íris. Fizemos uma alusão à escola, que proporciona ao aluno, diversos saberes, ao longo de suas vidas.

Com a 8ª série chegando, a nossa preocupação era grande pela busca de um novo espaço. As crianças que iniciaram, já eram adolescentes e o prédio antigo já não comportava a todos.

A luta e as orações foram muitas, nossa, dos funcionários e dos alunos, que sonhávamos com um espaço mais amplo e planejado.

Mas, as coisas não acontecem por acaso, Deus está sempre atento e dá a sua contribuição.

Apareceu um terreno de 1.000 m2 na Rua Ali Saad, que pela metragem nos deixou maravilhados. Quando vimos, que decepção, era um buraco.

Juntamente com o terreno, cruzou o nosso caminho o engenheiro e arquiteto Jorge Lapas (hoje nosso prefeito) e Wagner Lapas, que vieram ver o terreno e disseram:“Sr. Adalberto, compre esse buraco que nós faremos uma grande escola aqui”.

D. Maria do Carmo Galvão, a dona do terreno e também uma educadora da Universidade do Rio de Janeiro, quando soube que aqui seria uma escola, demonstrou sua simpatia pelo projeto e com grande alegria, a compra foi efetuada.

Começava uma nova luta: a construção do prédio. Como Deus sempre abençoou nosso trabalho, o projeto e a construção ocorreram com grande sucesso. Em 1998, inauguramos o novo prédio e nesse mesmo ano, iniciaram as atividades com Ensino Médio.

A D. Maria do Carmo Galvão, não parou por aí. Acompanhou o nosso trabalho e proporcionou a venda de outro terreno, onde é o nosso Centro Desportivo, inaugurado em 2003 e depois outro terreno, onde é a nossa rodoviária dos transportes, que trouxe mais segurança e bem estar para os alunos e transportadores.

Hoje, com mais de 1.000 alunos, já formamos a 2ª geração. São os filhos dos nossos alunos que estão conosco, o que nos dá um imenso prazer. Quando chegam ao colégio, os pequenos querem sempre contar que essa escola era dos seus pais, mas agora é deles, é muito lindo!

Quando olhamos esses meninos formados, alguns grandes pais, outros grandes filhos, grandes profissionais e grandes pessoas, nos dá um grande orgulho e nos faz acreditar que a nossa missão foi cumprida, que é de formar cidadãos éticos, solidários, competentes e acima de tudo FELIZES!

Elisabete Pereira Damiani