Regulamento 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

O regulamento é o conjunto de regras e procedimentos que norteiam o funcionamento do Colégio.

Todos devem ter ciência das cláusulas aqui descritas, para o adequado funcionamento da instituição, sejam colaboradores, pais, responsáveis ou alunos.

O Regulamento Escolar poderá sofrer alterações sem prévio aviso, de acordo com as mudanças que se fizerem necessárias na rotina ou procedimentos da escola, a fim de garantir a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos.

Todas as alterações serão previamente informadas a todos os envolvidos.

1 - HORÁRIOS
Ed. Infantil Tarde: 13h00 às 17h35
1º ao 5º Ano Manhã: 07h00 às 11h45 Tarde: 13h00 às 17h45
6º ao 9º Ano Manhã: 07h00 às 11h25 Tarde: 13h00 às 17h25
Ensino Médio Manhã: 07h00 às 12h15/13h05
Recepção 06h45 às 18h00 Férias: 08h00 às 17h00
Secretaria 08h às 18h00
Financeiro 08h às 14h00

2 - ENTRADA

Na entrada dos alunos, abriremos o portão 15 minutos antes do início da aula.

Ao toque do sinal, o portão será fechado e o atraso do aluno será anotado.

Entrada adiantada

Entrada antecipada será cobrada taxa extra: R$ 20,00 (vinte reais) para cada 15 minutos por dia.

Entrada Atrasada

O aluno atrasado, terá tolerância de 5 (cinco) minutos para a entrada após o início da aula. Após os 5 (cinco) minutos, aguardará a próxima aula. Entrada após a segunda aula, somente com atestado médico.

A tolerância máxima é de 3(três) atrasos no mês; no 2º atraso os responsáveis serão comunicados por escrito.

Após o 3º atraso o aluno retornará para casa sem assistir a aula.

Alunos que utilizam o transporte escolar

Alunos que utilizam o transporte escolar seguem o mesmo regulamento.

3 – SAÍDA

Ao término do período de aula, os alunos terão 15 min para saírem.

O portão será aberto para os respectivos responsáveis retirarem os alunos de Ed. Infantil ao 5º ano no pátio do colégio. Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano não saem da escola sozinhos. Caso os pais/responsáveis do aluno do 5º ano autorizarem a sua saída, deverão deixar a AUTORIZAÇÃO assinada na secretaria.

Os alunos do 6° Ano ao 3º E.M, após o sinal saem livremente. O aluno que irá com os pais ou transportador ,deverá aguardar onde for orientado pelos colaboradores do colégio , até a chegada dos responsáveis.

Para a segurança de todos, não é permitido a permanência de alunos, no portão ou nas imediações do colégio, sendo passível de advertência ou suspensão.

Retirada e entrega dos alunos

Pais e responsáveis: Apenas os pais/responsáveis ou outra pessoa previamente definida no Requerimento de Matrícula pelos pais poderão retirar o aluno da escola.

Em casos esporádicos uma terceira pessoa venha retirar o aluno, a escola só permitirá o procedimento, com pedido por escrito VIA AGENDA, JAMAIS POR TELEFONE.

Em caso de separação dos pais, a escola continuará entregando o aluno aos pais (pai e mãe), conforme as informações contidas no Requerimento de Matrícula, até que haja uma DEFINIÇÃO JUDICIAL quanto a guarda do aluno. Dessa forma, solicitamos aos casais que, em benefício da criança, cheguem a um consenso quanto a retirada do aluno até que seja definida a questão.

*Alunos que utilizam o transporte escolar

Alunos que utilizam o transporte escolar seguem o mesmo regulamento.

Caso o responsável venha retirar o aluno no lugar do transportador, avisar o PRÓPRIO TRANSPORTADOR da saída esporádica.

Saída após o horário

Saída após o horário será cobrada taxa extra: R$ 20,00 ( vinte reais) para cada 15 minutos de atraso/dia.

Saída antecipada do aluno

O aluno só será dispensado mais cedo com a presença do responsável (jamais por telefone).

O aluno não sai sozinho do colégio em horário de aula.

4 - UNIFORME

O Colégio mantém um padrão de uniformização, entendendo que isso também contribui para um ambiente saudável e objetivando a ausência de discriminação e comparações indevidas, além da questão da segurança. Não serão aceitas variações não aprovadas pela escola

O uniforme é de uso obrigatório.

Conforme o clima, os alunos deverão frequentar a escola com todas as peças do uniforme, sem qualquer pretexto. Em caso de descumprimento o aluno será advertido por escrito e na reincidência o aluno será suspenso.

O uniforme estabelecido pela escola é composto por :

  • Camiseta branca manga curta, manga longa ou ”machão” com o nome do colégio estampado (conforme padrão da escola) .
  • Calça, bermuda ou calça capri de tactel ou moletom azul marinho, bordado ou estampado o nome do colégio, conforme estampa estabelecida ( conforme padrão da escola).
  • No inverno, a blusa de frio deverá ser AZUL MARINHO LISA OU BRANCA. Se o aluno usar blusa de frio embaixo da camiseta, também deverá ser AZUL MARINHO LISA OU BRANCA, sem nenhum detalhe colorido.
  • No inverno será permitido o uso de touca de lã AZUL MARINHO OU BRANCA, lisa ou com o logotipo do colégio.
  • O uso de tênis é obrigatório. Não serão aceitas sandálias, chinelos, tamancos, ou outro tipo de calçado. Essa medida visa evitar tropeços, quedas e acidentes mais sérios, já que os alunos participam com frequência de atividades esportivas e educacionais que requerem corrida, saltos, entre outros.
  • Para o Ensino Médio – Liberado o uso da calça ou a bermuda jeans, dentro dos padrões normais, sem rasgos, desfiados ou detalhes, junto com a camiseta do colégio e no inverno a camiseta com a blusa de frio azul marinho ou branca do colégio ou inteira lisa. Essa versão poderá ser cancelada para todos, em caso de descumprimento constante, voltando para o uniforme normal do colégio.

OBSERVAÇÕES

  • Não é permitido o uso de boné dentro da escola.
  • Todo uniforme deverá ter o nome legível e ser resistente à água .
  • Será impedido de entrar na escola o aluno que não esteja adequadamente apresentável para o ambiente escolar
  • A escola não se responsabiliza por extravio ou perda de uniformes dos alunos.
  • O uniforme poderá ser adquirido nas malharias sugeridas pelo colégio.

5 - MATERIAL

a) Do aluno:

O aluno deverá ter o material de uso individual completo para o acompanhamento das aulas.

O material que fica na escola deverá ser entregue completo, conforme orientações dadas no início das aulas.

Todos os pertences do aluno deverão ter o nome legível e ser resistente à água. Cabe aos responsáveis, verificar na saída.

Dentro da escola, cabe ao aluno cuidar e zelar pelos seus pertences.

Não é permitido o uso de ou objetos que não façam parte da aula (celulares, MP3, MP4, IPOD’s, brinquedos, entre outros ).

É proibido o uso de celular dentro do colégio, o aparelho será recolhido e entregue somente aos pais e o aluno será suspenso.

A escola não se responsabiliza por extravio ou perda de pertences dos alunos.

Em caso de suspeita ou denúncia, a Ronda Escolar será acionada e o aluno e seu material serão revistados.

b) Da escola:

Cabe a todos, preservar e zelar por todos os materiais, mantendo sempre em bom estado todas as dependências da escola, inclusive a limpeza.

Caso o aluno cause algum dano para a escola, para si ou a outrem, será responsabilizado e deverá arcar com as despesas. Os pais ou responsáveis serão comunicados e será emitido um boleto bancário com o valor da despesa e caso não seja pago, o boleto poderá ser protestado.

6 - CONDUTA DO ALUNO

O aluno deve ser pontual e assíduo, participar construtivamente da aula, estar atento às orientações dos professores, cooperar, ter organização nas tarefas realizadas, fazer anotações, resumos e fichamentos necessários, portar o material nas aulas e atividades, conforme solicitação do professor, dentre outras atitudes que se espera em um ambiente escolar.

Durante as aulas o aluno não pode se ausentar da sala de aula sem autorização do professor.

Não será permitido que o aluno se alimente dentro da sala (inclusive pirulito, balas, chicletes, etc.).

Nas trocas de aula o professor entrará na sala e fechará a porta. O aluno que estiver fora da sala, será advertido e depois será encaminhado para a aula.

Na volta do intervalo, ao toque do 2º sinal, a porta será fechada. O aluno que estiver fora da sala será advertido por escrito e voltará para a sala de aula. Após 3 (três) advertências a escola tomará outras medidas disciplinares.

7 - FALTA

As faltas e atrasos comprometem muito o desenvolvimento dos alunos, podendo até reter o aluno (em caso de doença, trazer atestado médico).

Esse limite é de 25% dos dias letivos.

Atendendo a Legislação Vigente, o aluno que ultrapassar 25% de faltas dentro do Bimestre, torna-se obrigatório a realização de trabalho de Compensação de Ausência.

8 - AVALIAÇÃO

Serão três as formas de avaliação

a) Avaliação qualitativa: verificará a postura do aluno quanto à preocupação e empenho em suas atividades acadêmicas, pontuando:

b) participação construtiva para a aula;

- atenção às orientações do professor;

- cooperação – e não competição – com os colegas;

- qualidade e organização das tarefas realizadas;

- qualidade de anotações, resumos e fichamentos;

- porte do material nas aulas e atividades, conforme solicitação do professor.

c) Verificações de aprendizagem: são avaliações curtas de um conteúdo previamente trabalhado com os alunos pelo docente e não são agendadas previamente. As Verificações de Aprendizagem serão fruto da prática do professor com a turma, seguindo seu planejamento bimestral e podendo ser retardado ou adiantado no cronograma se o docente assim decidir.

d) Provas bimestrais: são avaliações longas, agendadas com antecedência, nas quais constarão conteúdos de maior complexidade e dificuldade trabalhados dentro do período bimestral.

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: atividades escritas, atividades orais, trabalhos, pesquisas, observação direta e outros que se fizerem necessários, de acordo com a proposta pedagógica.

9 - PROMOÇÃO

Será promovido o aluno que, concomitantemente, atender a:

1. Frequência mínima por disciplina de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades escolares programadas;

2. Nota final de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis), correspondente à média das notas dos 4 bimestres em todos os componentes curriculares.

10 - RECUPERAÇÃO

Os alunos com rendimento inferior a 6,0 no bimestre serão encaminhados à recuperação BIMESTRAL.

A Recuperação bimestral ocorrerá no bimestre posterior, podendo ser em todos os componentes curriculares, para o aluno que não obtiver a média requerida (exceto 4º bimestre, onde ocorrerá ao final do mesmo). Assim o aluno terá uma chance para que chegue a média bimestral esperada.

Após as recuperações bimestrais, o aluno que não atingir a média anual necessária, poderá fazer a RECUPERAÇÃO FINAL, em até 3(três) componentes curriculares.

11 - RETENÇÃO

Ao final do ano letivo, o aluno que não atingir a média anual necessária em mais de 03 componentes curriculares, estará RETIDO.

12 - PERDA DE PROVAS

A perda de prova só será justificada mediante atestado médico ou atestado de óbito de familiares de ( 1º e 2º Grau ) .

13 - CONDUTA ESCOLAR

Descrito no item 6, estão alguns quesitos que se espera do aluno, afinal a escola é uma instituição de ensino, portanto trata exclusivamente de assuntos que envolvam o processo ensino-aprendizagem e/ou que aconteçam dentro da escola.

A equipe pedagógica tem autonomia de decidir a turma adequada que o aluno frequentará para atender as necessidades pedagógicas do aluno, visando o seu melhor aproveitamento, inclusive durante o ano letivo.

Quaisquer assuntos que não tenham caráter pedagógico e/ou que ocorram fora dos limites da escola não serão mediados pela direção, como conflitos familiares, assuntos ligados a site de relacionamento na internet, e-mails, Whatsapp, redes sociais, conflitos amorosos, dentre outros do gênero.

Cabe aos responsáveis a mediação destes fora do ambiente escolar.

O aluno que apresentar comportamento inadequado ao ambiente escolar, como agressividade ou maus hábitos no espaço interno e/ou externo do Colégio ou ainda em atividades fora do colégio, será advertido ou suspenso por escrito.

O aluno suspenso, não terá o direito de fazer qualquer atividade neste período: provas, trabalhos, seminários, excursões, atividades extras, eventos, visitas, entre outros. Fica vetado o direito ao requerimento de provas.

O colégio dará todo o apoio para que a situação seja resolvida, tomando as medidas que achar necessárias para o bom andamento das aulas.

Caso o comportamento permaneça e ofereça risco ao bem estar de seus colegas, solicitaremos que procure outra escola, em qualquer época do ano letivo, ou suspenderemos o educando das aulas, até que seu comportamento seja corrigido. A gravidade do ocorrido sempre avaliada pela Equipe Pedagógica.

A escola é responsável pelos alunos, durante o período em que o aluno estiver sob os cuidados de seus profissionais.

Após a entrega/saída do aluno, bem como antes do horário da entrada, o comportamento do aluno é de responsabilidade de seus pais ou responsáveis. Assim sendo, qualquer dano causado pelo aluno ao patrimônio da escola ou a terceiros, inclusive nas saídas pedagógicas, deverá ser restituído por seus pais ou responsáveis, sendo cobrado pela escola.

14 - NAMORO

Fica proibido o namoro de alunos dentro da escola e nas imediações do colégio, mesmo que tenha o consentimento dos responsáveis, quando o aluno estiver sob a responsabilidade da instituição.

15 - COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS

É de responsabilidade exclusiva dos pais e responsáveis a manutenção de seu cadastro junto à secretaria da escola, mantendo sempre telefones e endereços atualizados.

A escola poderá a seu critério, em casos que julgar necessário, enviar comunicados também por outros meios, sejam recados manuscritos na agenda do aluno, folhas anexas, fixação de materiais nos murais da escola, entre outros meios.

A agenda é o meio de comunicação entre pais e professores. A agenda do aluno deve ser obrigatoriamente enviada diariamente na mochila do aluno. TODOS os alunos devem frequentar a escola com a agenda escolar, dada a sua importância na transmissão de informações sobre os cuidados e bem estar da criança.

16 - ATENDIMENTO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Recepção: em caso de dúvidas, os pais podem entrar em contato com a recepção do colégio. As dúvidas por telefone, via agenda ou pessoalmente, se não puderem ser resolvidas pela recepção, serão encaminhadas para a Coordenação e/ou Direção para serem resolvidas posteriormente.

Para conversar com o professor ou o orientador : Sempre que necessário, os pais poderão comunicar-se com o professor ou a orientação via agenda, para o esclarecimento de dúvidas. Caso haja necessidade de conversar pessoalmente com o professor ou a orientação, solicitar via agenda um horário para o atendimento.

Durante a saída dos alunos, a atenção do professor é em entregar os alunos para seus respectivos responsáveis com segurança, sendo impossível que o educador possa dar atenção aos pais para eventuais dúvidas ou recados. Caso necessário, dirigir-se para os funcionários de apoio..

17 - ATESTADO MÉDICO

Para a prática da Educação Física ( quadra/piscina) os alunos deverão entregar no início do ano, atestado médico para o esporte na quadra e o atestado médico para o esporte na piscina(verificação de micose, frieira, alergia, etc.).

Sem o atestado, o aluno não poderá frequentar as aulas de Educação Física, assumindo suas faltas.

A frequência do aluno dispensado por ordem médica, é obrigatória em todas as aulas de Educação Física, para o desenvolvimento de atividades paralelas, trabalhos teóricos e pesquisas relacionadas à área.

18 - AULA EXTRA CURRICULAR

Fica facultado ao colégio a suspensão de qualquer curso ou atividade, quando não houver adesão no mínimo de 50% (cinquenta por cento) da classe.

19 - CELULAR NA ESCOLA

Dentro da filosofia do Colégio de que crianças e adolescentes têm que ter o acompanhamento de um adulto no uso do celular, PROIBIMOS o seu dentro do Colégio, sendo recolhido e entregue aos responsáveis. Em caso de qualquer emergência o Colégio fará o contato imediato com os pais.

A escola não se responsabilizará, em hipótese alguma, pelos aparelhos celulares trazidos pelos alunos (mesmo em casos de perda, furto, danos, entre outros, ainda que o aparelho contenha o nome do aluno) e o aluno que for pego com o celular será suspenso.

Quando o responsável desejar saber do aluno, deverá ligar na secretaria da escola ( nunca no celular do mesmo – para não atrapalhar a aula).

20 - ANIVERSÁRIO NA ESCOLA

No dia do aniversário da criança, ela será homenageada pelos colegas de sala e os seus professores. Se os pais ou responsáveis quiserem, podem enviar a sacolinha surpresa que será para os colegas de sala.

21 - DOCUMENTAÇÃO

Será cobrada uma taxa de R$20,00 (vinte reais), pela 2ª via de : Histórico Escolar, declarações escolares e certificados.

22 - CÓPIAS

As cópias fornecidas pelo colégio limitam-se às atividades realizadas dentro da sala de aula, solicitadas pelo professor, ficando excluído qualquer trabalho ou pesquisa realizada pelo aluno.

Se o aluno precisar de cópia particular, deverá solicitá-la(s) na entrada ou no intervalo, e retirá-la(s) na saída do período, com o custo de R$ 0,30 cada cópia.

23 - MEDICAMENTO

Salientamos que o colégio não manipula medicação.

Organizar o horário para ministrar o remédio em casa.

Caso o aluno necessite de medicação no horário de aula, um responsável pelo aluno deverá vir para fazê-lo.

Obs: É obrigatório o preenchimento da ficha médica ( fornecida pelo colégio) para informação ao Colégio ou uso do médico, em caso de encaminhamento hospitalar.

24 - DOENÇAS

Em caso de doença, a escola deverá ser comunicada. Não será permitida a entrada de alunos doentes.

Caso o aluno tenha algum sintoma diferente na escola, comunicaremos imediatamente aos responsáveis para buscá-lo.

Em caso de acidente, se os responsáveis não forem localizados, providenciaremos os primeiro socorros, e as possíveis despesas ficarão por conta dos pais ou responsáveis.

Enviar uma cópia da carteirinha do SUS ou convênio médico se possuir .

25 - LANCHE

O lanche do aluno é de responsabilidade dos pais/responsáveis.

A escola conta com uma cantina, onde o lanche pode ser adquirido ou trazido de casa pelo aluno.

A cantina oferece uma linha de lanches naturais que deverão ser solicitados na entrada do período.

Para melhor atendê-los solicitamos que o aluno faça a reserva do lanche antes da sua entrada na sala de aula.

26 - TRABALHO NA ESCOLA

Todos os trabalhos solicitados pelo professor para serem realizados em casa, são confeccionados individualmente. Não será permitido a confecção de trabalhos manuais na escola, como maquetes, recortes, colagens e outros desse tipo, somente em sala de aula com a supervisão do professor.

27 - COMÉRCIO

É vedada aos alunos qualquer forma de atividade comercial (vender e/ou expor produtos, bem como promover excursões, passeios, viagens, festas e/ou manifestações de confraternização), dentro do Colégio

Eventuais pedidos referentes a esses assuntos deverão ser encaminhados à orientação.

28 - BOLETO ATUALIZADO

O sistema financeiro do colégio Notas On Line, permite a impressão do boleto ou o pagamento on line com os descontos de pontualidade, concedido pelo colégio até a data do vencimento. Após o vencimento o sistema faz a atualização diária do boleto, para ser pago on line ou na rede bancária.

O sistema pode ser acessado através do site do colégio www.colegioprisma.g12.br ou pela internet www.notasonline.com.br.

ESTE REGULAMENTO ESCOLAR ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2020, SENDO VALIDADO PARA OS ANOS LETIVOS SEGUINTES, ATÉ QUE OUTRO REGULAMENTO SEJA PUBLICADO.